segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Não direi adeus...

Eu passei muito tempo tentando escrever esse post, querendo comentar e descrever as reações, as expressões, os sentimentos. O fato é que a morte é certeza na vida de quem nasce, acontecimento misterioso, incompreensível, inacreditável. A morte está acima da plenitude da humanidade. O que resta para confortar as lágrimas, o vazio, o desolar, a saudade, o medo de continuar sem a pessoa que se foi, a angústia, o choro preso na garganta é saber que a dor, o sofrimento de quem estava doente, as limitações físicas, o sentimento de mãos atadas da família e dos amigos se foram, acabaram. No velório da minha tia que se foi o padre comentava sobre e dizia: "Se perguntassem a um bebê se ele gostaria de sair da barriga da mãe, do conforto e do ambiente conhecido, certamente ele responderia que não; mas chega a hora, ele nasce e chora. Se perguntassem a qualquer um aqui se gostaria de deixar essa vida, sua casa, as pessoas que ama, o ambiente que conhece e se entregar a morte, certamente responderia que não. Então encaremos a morte como um parto, como a divisão de uma estadia para outra melhor". As almas boas, Deus as quer com ele. Com fé a dor se transforma numa doce lembrança. Que Deus a tenha num lugar bem maravilhoso e que a saudade que fica nos faça ter a certeza desse lugar. O câncer não nos derrotou, a morte da minha tia e o cessar do seu sofrimento foram supremos para estar perto de Deus. É indispensável dizer que a amamos e que estamos sentindo e sentiremos sua falta. Não direi adeus porque ela continua aqui, bem nos nossos corações.


5 comentários:

  1. A morte é coisa certa, como vc mesma disse. Eu acredito em algo maior... Não pode ser só isso, não quero que seja só isso.

    As vezes acho que quando alguém querido está em um estado muito ruim, com muita dor, somos egoístas, pois não queremos deixar eles irem... E elas ficam com um esforço sobrehumano... porque por mais difícil que esteja para eles, querem nos ver bem, querem nps fazer feliz mesmo que isso faça mal a eles.

    Existe algo maior...

    ResponderExcluir
  2. só morre quando se é esquecido.Otimo texto, pela primeira vez gostei de que um padre falou.

    ResponderExcluir
  3. Foi massa o que ele disse, me confortei realmente. Tenho certeza que outras pessoas se sentiram assim. ;*

    ResponderExcluir
  4. A vida não é uma passagem, é um ciclo, um ciclo vicioso. Talvez ela seja o melhor exemplo conceitual para a expressão.

    ResponderExcluir