terça-feira, 26 de julho de 2011

Eu não entendo

Hoje fiz algumas coisas no centro, entre elas colocar crédito no cartão passe-verde em um dos postos do Setut. Como se já não bastasse pegar aquela fila quilométrica descobri que meu cartão está bloqueado. Lá se vai eu atravessar o centro todo para desbloquear o bendito me perguntando no caminho por que raios ele estaria bloqueado. Chegando lá, a funcionária me pede milhões de documentos e diz que precisam renovar meus dados porque agora a atualização é feita de 6 em 6 meses e talvez até de 3 em 3 meses. Agora, por favor, alguém me explique, por que motivo o Setut precisa dos meu dados atualizados de 3 em 3 meses? Nem conta no banco, fatura de cartão ou imobiliária do condomínio exigem atualizações tão frequentes sendo que o sistema é mais complexo que o Setut, que por sua vez, tem a simples função de se certificar que sou estudante (nesse quesito burocrático). Eu não entendo, a maioria dos estudantes fazem matrículas no começo do ano letivo, não é o suficiente bloquear o cartão uma vez por ano? Como se já não bastasse o preço da passagem subir R$ 0,15 todo ano, as condições precárias das lotações, suas melhorias engatinharem, o tempo de espera nas paradas de ônibus, os raríssimos transportes com estrutura para cadeirantes, a inutilidade arquitetônica das paradas que não protegem em nada do sol, o preço exorbitante em percursos tão curtos e eu poderia continuar citando uma lista colossal da precariedade do transporte público de Teresina onde a medida burocrática de atualizações de dados tão frequente e desnecessária não cabe em lugar nenhum. Eu não entendo, é a incompetência para se melhorar essa área que é preciso mostrar que algo está sendo feito? O que a população e o transporte público precisam não é de burocracia, é de eficiência.

4 comentários:

  1. O meu tá bloqueado tmbm, mas como no no final, não tenho mais como desbloquear. =/

    Vic, anda sempre com a cópia do teu comprovante de matrícula mais atual contigo, eles pedem para desbloquear! =*

    ResponderExcluir
  2. Acredita que hoje de manhã joguei um monte de papel fora inclusive o comprovante que serviria. Mas vou pegar o acréscimo depois de amanhã ai vou desbloquear. =*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Então, aconteceu o mesmo comigo hoje. E juro como pensei exatamente as mesmas coisas que você, além de passar raiva, claro. É de indignar qualquer um isso aí.

    ResponderExcluir